quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 13,22-30)

Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senho Jesus Cristo. (2Ts 2,14).

    Senhor eu confiei na vossa graça!

    Se buscarmos a Deus com alegria, amor e perseverança, tudo contribui para aqueles que amam a Deus e também compreendemos a sua grandeza pelo seu amor.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus de podermos passar pela porta estreita do nosso dia a dia, ter confiança e coragem de praticar sempre a justiça, vivendo em comunhão e unidade com o nosso irmão.

    Para participar do banquete do reino, é necessário passar pela porta estreita. Não basta a familiaridade com a palavra de deus e com a vida eclesial. O critério é a resposta ao chamado divino com nossas obras de justiça, (Liturgia diária).

    No evangelho de hoje Jesus nos dá um verdadeiro ensinamento a respeito da vivencia da justiça e uma das grandes recomendação e observância vejamos: Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salva?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

    Agora indagamos de nós mesmos: Quem é que se salva? Será que são poucos? Será que são aquelas que conhecem a doutrina e procuram praticarem as suas regras religiosas? Ainda serão aqueles que buscam seguir as celebrações e movimentos, obedientes às regras mantidas pela comunidade e pastorais? Vejam sós que Jesus não responde mais aconselha a fazer todo o esforço possível para entrar pela porta estreita.

    Agora perguntamos que porta é essa? O que podemos observar no citado evangelho é que a porta com certeza é a conversão para pratica da justiça, pois Jesus fala que aqueles que não praticam a justiça afastem-se dele. Então caríssimos irmãos e irmãs em Cristo a nossa salvação em Jesus Cristo depende da justiça o que fazemos de bem para o nosso próximo, não excluir ninguém somos todos iguais, a nossa entrada no reino de Deus depende da pratica da justiça, sem ela não adianta viver na Igreja, em pastorais em orações e não praticar a justiça para com o próximo que é a porta estreita que Jesus se refere.

    Podemos ainda perguntar: quantos se salva são muitos ou poucos? Jesus já nos respondeu todo àquele que pratica a justiça independentemente de religião se não o fizer vai sofrer. Observe bem (Lucas 13,28). Que o nosso bom Deus nos conceda a graça de sermos instrumento de paz e unidade e que possamos viver a alegria da unidade em nossa família e comunidade. Virgem Maria mãe de Deus interceda por todos seus filhos. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da vida (cf. Ap 7,9; 13,8), confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu cristão: na família, na profissão, na vida publica , no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados. (Carta Porta Fidei – Papa Bento XVI).



    ResponderExcluir