segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 6,12-19)

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. A vós, ó Deus, louvamos, a vós Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos! (Liturgia Diária).

    A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos. (Lc 6,19).

    Seu som ressoa e se espalha em toda a terra. Sl 18(19A).

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e desejamos a todos uma semana de muita paz e que a graça de Deus possa estar em cada um de nós e que as famílias sejam abençoadas por Deus.

    A Igreja hoje celebra o oficio da festa dos Santos Simão e Judas Tadeu apóstolos. Simão e Judas Tadeu (Palestina, séc. I) são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a principio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas. (Liturgia Diária).

    A oração é de grande importância nas decisões e Jesus dá esse exemplo de que devemos primeiro e antes de tudo orar ao Pai ele é quem nos dá discernimento e sabedoria, escolher ou chamado se faz necessário ninguém realiza nada sozinho. Jesus reuniu e convidou para segui-lo doze discípulos e ou apóstolos onde a partir daquele momento daria ensinamentos para serem realmente seus homens que levariam o anuncio do Reino de Deus.

    Dentre eles estava o Judas o que mais tarde o trairia. Nós muitas vezes nos tornamos egoístas nas nossas ações queremos realizar algo sozinho e que achando que o outro não tem a capacidade de unir-se a nós e fazer algo que só nós podemos. Acontece muito nas pastorais e serviços da Igreja, nas comunidades, no nosso trabalho e até em nossa casa onde os que coordenam sabe tudo e só ele tem que fazer e instruir o outro, ora se somos servos inúteis como diz Jesus em seus evangelhos, porque queremos ser o tal e o sabe tudo?

    Então tomemos cuidado na nossa evangelização, no nosso trabalho, na nossa casa e em tudo que fazemos, não vamos nos sentir senhores dono da verdade, pois Jesus chama a todos para que sejam seus discípulos e apóstolos e seguidores de seus ensinamentos e com clareza construir o Reino de Deus. Lembremos que a oração de Jesus é lembrada o costume cristão que os Atos dos apóstolos mostra (At 1,23-26) e que a escolha e ou chamado é realizada pela graça de Deus Pai.

    Senhor Deus vós que oferecestes Jesus ao mundo, acompanhai com a vossa bênção todos os missionários e preservai na nossa comunidade e no nosso trabalho o ambiente de fraternidade, unidade e solidariedade. Santíssima virgem Maria nos conceda a graça de tua intercessão e que possamos um dia chegar à vida eterna de Deus.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Pela fé, os mártires deram a sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho que os transformara, tornando-os capazes de chegar até o dom maior do amor com o perdão dos seus próprios perseguidores. (Papa Bento XVI).




    ResponderExcluir