segunda-feira, 25 de março de 2013

Evangelho (Jo 12,1-11) Semana Santa

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Salve nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

    Pobres, sempre os tereis convosco, quanto a mim, nem sempre me tereis. (Jo 12,8)

    Os servos de Deus jamais se deixará ser abatido e vencido pelas provações.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e uma Semana Santa cheia da graça de Deus, que neste fim de quaresma e um inicio de Semana Santa possamos pedir a Deus que nos guarde e nos façam cristãos que buscam a ajudar a seus próximos e que possamos viver o perdão no nosso dia a dia.

    Com o início da Semana Santa, temos a possibilidade de vivenciar mais de perto o clima de amor e penitência na comunidade. Ao longo destes dias somos convidados a contemplar mais profundamente os últimos passos de Jesus. (Liturgia Diária).

    Inicio de uma Semana Santa onde ontem tivemos a celebração do domingo de Ramos onde fomos convidados a seguir os passos de Jesus que entra em Jerusalém , centro do grande acontecimento de nossa fé, mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sabemos que toda vida tem um preço caro, seja ele pago de uma maneira ou de outra seja lentamente ou brutal e Jesus vai pagar esse preço. Sua opção de lutar pela justiça em favor dos pobres custou-lhe em vida a incompreensão e difamação e chegando ao ponto de ser crucificado por toda a humanidade para que todos tenham vida.

    E chega o dia da páscoa fatal e libertadora, Jesus anuncia que será morto na festa da páscoa, desse modo, está insinuando que ele próprio é o cordeiro pascal. Sabemos que a páscoa no livro do Êxodo marcava a noite da libertação do Egito, terra em que o povo de Deus era explorado e oprimido (Ver Êxodo 12). A morte de Jesus, cordeiro da páscoa definitiva, marcará a libertação do povo de Deus para sempre.

    Neste evangelho em que São João narra o jantar em Betânia na casa de Lázaro que ele havia ressuscitado dos mortos, onde Maria ungi com o perfume nardo os pés de Jesus e enxuga com os seus cabelos e vemos a preocupação e interesse de Judas, dizendo por que não se vendeu esse perfume por trezentas moedas de prata , para dar aos pobres?

    Olha que para nós neste tempo que vivemos não mudou muito em nosso país vemos muita coisa parecida com essa, onde tem políticos, governantes, poderosos que comunga igual a Judas, não estou julgando mais acontece isso mesmo, então o que fazer em pro do pobre discriminado e excluído para que não haja tanta injustiça? Cada um de nós pode responder e colocar em pratica, pois algo deve ser feito, denunciar o errado é valido, julgar é que não é certo, mais sim devemos ficar sempre a favor da justiça. Devemos ter a consciência que os pobres não precisam de esmolas e nem de bondade paternalista, que é uma forma de os doadores se sentirem “bons”; eles precisam de justiça.

    Senhor Deus vós dais de graça o melhor a todas as criaturas, fazei-nos respeitá-la em todas as suas manifestações, vós que criastes o céu e a terra, ajudai-nos a proteger e conservar as vossas obras. Santíssimas virgem Maria interceda por todos nós e que sejamos libertos de todos os males e que possamos seguir o teu Filho Jesus praticando os seus ensinamentos e mandamentos. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado. (Viva com amor o ano da Fé lançada pelo nosso Papa Emérito Bento XVI)

    ResponderExcluir