terça-feira, 12 de março de 2013

Evangelho (Jo 5,1-16)

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12. 14)

    Vós, que tendes sede,, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria. (Is 55,1)

    A água é fonte de vida não podemos viver sem ela, assim também necessitamos de vida espiritual para a nossa sustentação e preparação para uma vida eterna.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e que a graça de Deus nos dêem força para caminhar com coragem, firmeza e dignidade para construir e edificar uma Igreja domestica em nossos lares.

    Símbolo do nosso batismo, a água, além de saciar a sede refrescar o corpo, pode curar e salvar. Na Bíblia, aparece como sinal de benção e vida. Valorizemos e respeitemos esse dom precioso de Deus. (Liturgia Diária)

    O evangelho de hoje vemos a teologia da água que é fonte de vida, vemos também a fé que procura o milagre da cura através da água e encontra o próprio milagre que é que Jesus. Jesus inicia sua vida publica após o seu batismo com água, feito por João Batista.

    A água não pode faltar em nossa vida, pois ela é fonte de vida, é que nos dá fôlego de viver, nos anima e nos dá alegria, não podemos viver sem ela. A fé também é fonte daquilo que acreditamos e que está inserido na nossa vida, sem fé não podemos administrar nossa vida, a fé faz o cristão buscar, perseverar, aceitar e acreditar que podemos saciar a nossa sede bebendo a água do espírito de Deus, ela nos dá salvação e vida eterna.

    Vemos hoje o exemplo do enfermo que a muitos anos desejava se lançar naquelas águas que tinha o remédio da cura se jogar naquele água era o desejo do enfermo, mais não conseguia, mais aparece em sua vida Jesus que era a própria água da vida e o medico certo superior aquela piscina e o libertou de sua enfermidade quando diz pega tua cama e anda.

    Nós podemos sim buscar diariamente essa água que é o Cristo e saciarmos a nossa sede e também buscar nossa cura e ainda mais buscar a nossa vida eterna. Senhor Deus livrai-nos nossa fé do imobilismo e dai-nos ser sempre perseverantes e esperançosos em teu filho Jesus, ajudando a cuidar bem do grande dom da água, para que nunca falte a ninguém.

    A Igreja, enquanto marcada e selada “com Espírito Santo e fogo”, continua a obra do Messias, abrindo para o crente as portas da salvação. Paulo o afirma deste modo: “São vocês uma carta de Cristo redigida por nosso ministério e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo”. O mesmo e único Espírito guiam e fortalecem a Igreja no anuncio da Palavra, na celebração da fé e no serviço da caridade, até que o Corpo de Cristo alcance a estatura de sua Cabeça. (DAp § 151) Lembre-se que vivemos o ano da Fé, lançada por Bento XVI Papa Emérito.

    Santíssima virgem Maria rogue a seu filho por todos nós e que possamos através das nossas orações intercedermos pelos 115 cardeais que dentre eles sairá o Papa para a nossa Igreja. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir