quarta-feira, 27 de março de 2013

Evangelho (Mt 26,14-25)

Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

2 comentários:

  1. Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

    E daí em diante Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. (Mt 26,16)

    O servo fiel a deus não foge ao sofrimento nem desanima na perseguição, mas se mantém confiante e firme na missão assumida.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia estamos na quarta feira chamada pelos antigos de quarta feira de trevas. Que Deus nos dê entendimento e que possamos vivenciar as celebrações litúrgicas com compreensão, atenção e também com dedicação, nesta semana é para nós nos redimir dos nossos pecados e buscar viver realmente o amor de Deus fazendo o nosso próximo irmão verdadeiramente em Cristo e que a paz a harmonia reine durante a Semana Santa e sempre.

    Usar de nossa liberdade para promover o bem e a igualdade entre as pessoas é a melhor forma de estar em sintonia constante com o projeto de Deus, que não tolera a traição. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje narrado por Mateus está enquadrado no evangelho de ontem narrado por João evangelista, aonde vimos a trama de Judas Iscariotes para vender e entregar Jesus para a morte. No evangelho de hoje Judas negocia Jesus como se fosse uma mercadoria e foi conversar com os sumos sacerdotes para combinarem o valor, que foi acordado em 30 modas de prata e Judas daí por diante buscava a melhor maneira para entregar Jesus.

    Ilustrando ainda mais vou mais a diante referente à Semana santa dizendo que o limite do amor é entregar a própria vida isso Jesus o fez. É no meio da celebração da páscoa, a festa da libertação, que Jesus celebra a primeira missa (Mt 26,26-29). Todas as nossas missas são a repetição comprometedora desse gesto final de Jesus, resumo e coroa de toda a sua vida, e também um convite a fazermos o mesmo.

    O “corpo” é a visível da pessoa. O “sangue” é a vida misteriosa, dom de Deus que percorre as nossas veias. Pois bem. Jesus anuncia que o sentido supremo de sua vida de filho de deus e filho da humanidade é entregar-se a si mesmo, entregar a própria vida para que outros tenham a vida. Que outros? Aqueles que são explorados e oprimidos, perdendo a vida que receberam como dom de Deus.

    Não é apenas um gesto simbólico, mas um gesto muito concreto: Jesus entregou a si mesmo seu corpo e seu sangue para que os pobres e fracos recuperassem o seu próprio corpo e sangue, a sua própria vida. Isso foi à luta da sua vida inteira, e também o sentido da sua morte.

    Lembrem se que o corpo e o sangue de Jesus são também o alimento (pão) e a alegria (o vinho que leva ao êxtase) para a nossa vida. Uma feliz Páscoa para todos e que Deus nos abençoe e nos conduza um dia para a vida eterna. Santíssima virgem Maria intercedei junto ao teu filho Jesus Cristo por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    OBSERVAÇÃO:
    Caríssimos e amados irmãos e irmãs como vou comentar até hoje e de quinta feira em diante como católicos temos um dever de participar da Ceia do Senhor e Lava pés, Vigília eucarística na quinta feira, Paixão do Senhor dia de jejum e abstinência na sexta feira, Vigília Pascal no sábado e no domingo Páscoa da ressurreição. Então só voltarei a comentar se Deus quiser na próxima segunda feira dia primeiro de abril.
    /

    ResponderExcluir
  2. O Evangélio de hoje nos mostra como Judas se tornou um fácil instrumento para sátanas através de sua ganância. Nos dias de hoje vemos muitos Judas, que se sujeitam a certos tipos de coisas e passam por cima de seu próximo, só pra se dar bem a qualquer custo. Nos mostra ainda como em meio as dificuldade, podermos ser presas fáceis para sátanas quando no sofrimento ou na perseguição caimos no desanimo e deixamos de acreditar em Deus. Que Junto a Virgem Maria nós possamos nunca desanimar desse Cristo que aceitou passar por toda essa agônia, só para nos Salvar. Santa mãe de Deus e nossa rogai por nós!!!

    ResponderExcluir