segunda-feira, 22 de abril de 2013

Evangelho (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor. (Jo 10,14)

    E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. (Jo 10,4)

    A proposta salvadora de Jesus não individualiza nenhum grupo, a proposta são para todas as pessoas, ele é o pastor de toda a humanidade e não quer que nenhum daqueles que o Pai lhe deu não se perca.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia desejamos uma boa semana com muita paz, saúde, discernimento e sabedoria e que Deus suscite em cada coração a sua graça e o seu amor.

    Jesus é a porta aberta que acolhe a todos os que se aproximam dele, independentemente de cor, gênero e nação. Dia a dia Jesus abre as portas para que entremos e façamos parte do seu redil, convivendo fraternalmente com todos. (Liturgia Diária)

    Deus nunca deixou o seu filho desprezado no Antigo testamento no livro do Êxodo vemos o cuidado e zelo que Deus tinha pelo seu filho e diz: Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamares por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livra-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam diversas nações. Então ele diz também: “Eu SOU AQUELE QUE SOU”. Isto foi uma resposta para Moisés que representava o seu povo e tinha que ir falar com o faraó, diga que estou em nome daquele que se chamo “EU SOU” simplesmente isso. (Veja o livro do Êxodo 3,7ss)

    Para entender melhor o evangelho de hoje ilustramos com alguns versículos do livro do êxodo. Deus cumpriu a sua promessa enviando a nós o seu Filho amado aquele que é e será definitivamente o nosso pastor o importante é que Jesus é o pastor de toda a humanidade e conhece todas as suas ovelhas e cuida bem do seu rebanho.

    Agora somos alertados para saber escolher bem o redil e a porta certa e que é estreita para entrarmos precisamos conhecer se é a verdadeira porta que é Jesus, si entramos por uma porta larga franca e que é errada não seremos dignos de seguir o Filho de Deus, o verdadeiro pastor e porta da salvação.
    Caríssimos e amados irmãos e irmãs hoje Jesus o verdadeiro pastor que nos conhece e escutamos a sua voz e ele nos chama pelo nome, por que buscar outro redil, outra porta onde não encontraremos o verdadeiro salvador do mundo? Pensemos bem e lembremos sempre o que o pastor diz: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. Quem segue outro caminho busca a sua condenação. Eu vim para que todos tenham vida. E a tenham em abundância.

    Não esquecemos que vivemos o ano da fé lançada pelo nosso Papa emérito Bento XVI, precisamos fortalecer a nossa fé para melhor caminhada em busca da salvação.” Santíssima virgem Maria Mãe de Deus rogue neste dia por todos os vocacionados e que tenham sua decisão e uma escolha onde a porta é Jesus Cristo e que sejam fiéis ao seu chamado. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.



    ResponderExcluir