quinta-feira, 25 de abril de 2013

Evangelho (Mc 16,15-20)

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. É Cristo que anunciamos Jesus Cristo, o crucificado, poder e sabedoria de Deus. (1Cor 1,23s).

    Depois de falar com os discípulos, o SenhorJesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. (Jo 16,19)

    Humildade, sobriedade, vigilância e fé são virtudes requeridas daqueles que querem viver conforme os ensinamentos do evangelho.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, mais uma quinta feira de adoração ao Senhor e hoje a Igreja celebra o oficio da festa de São Marcos Evangelista. Que neste dia pedimos ao Senhor que nos conceda a graça de continuar a nossa missão evangelizando, missão essa confiada por Deus a todos nós para que tenhamos a sabedoria divina e discernimento no que falamos e levamos a nossos irmãos.
    Marcos vivia em Jerusalém e era discípulo fiel de Pedro. Escreveu o segundo evangelho, fruto do apanhado da pregação dos apóstolos e das obras realizadas por Jesus. O Evangelho de Marcos tem como objetivo principal mostrar que Jesus de fato é o Filho de Deus. Inicia-se e termina com essa profissão de fé. (Liturgia Diária).

    No evangelho de hoje vemos a missão que os discípulos receberam de Jesus e que significa o envio deles para caírem em campo para dar continuidade à evangelização que aprenderam com Jesus. Voltando dois versículos desse evangelho vemos o seguinte: Onde Jesus apareceu aos onze quando eles estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura.

    O ponto de partida foi a Galileia. Não se fala mais nos “doze” porque Judas, o traidor, personifica todos aqueles que não concordaram, não aceitaram ou não se comprometeram com a pessoa e a causa de Jesus. Podíamos perguntar por que a Galileia? Porque foi nessa região que Jesus começou e desenvolveu a sua atividade, inteiramente voltada para o anúncio da justiça que Deus quer.

    E como cristãos aprendemos então que o encontro com Jesus ressuscitado se realiza dentro do anuncio e da pratica de justiça. Também podemos dizer que após Jesus anunciar e praticar a justiça na Galileia, ele foi para Jerusalém, o centro do seu povo, para fazer a mesma coisa. E o que aconteceu com Jesus? Ele foi rejeitado e morto, ou seja, as autoridades religiosas e politicas traíram a Deus e ao povo, levando Jesus e sua causa à morte.

    Então a palavra chave Jesus nos diz: Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Não que Jesus queira condenar ninguém ele não o faz isso, mais se nós não buscarmos seguir seus ensinamentos, mandamentos e não praticar a justiça e perseverar como ele pede claro que estaremos buscando a nossa condenação.

    Que o nosso Deus todo poderoso fortaleça a Igreja em sua missão de anunciar o evangelho e abençoai os nossos pastores, para que evangelizem com muita humildade e fé. Santíssima virgem Maria rogue ao seu Filho Jesus por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir