terça-feira, 9 de abril de 2013

Evangelho (Jo 3,7b-15)

2ª Semana da Páscoa



Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. Nicodemos perguntou: “Co­mo é que isso pode acontecer?” Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acre­ditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:



  1. O filho do homem há de ser levantado, para que quem nele crer possua a vida eterna. (Jo 3,14s)

    Disse a Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto.” (Jo 3,7)

    A palavra de Deus nos anima e nos faz aprender e caminhar para dias melhores em busca da salvação.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus nos uma num só espírito e que possamos viver em nossa comunidade o amor do verdadeiro Cristo, que é a luz da nossa vida. Vimos ontem que o Sim da virgem Maria foi e é de grande importância na nossa vida. Que sejamos seus imitadores na nossa vida diária. Vivemos a II Semana da Páscoa.

    As comunidades nascidas do Espírito são solidárias entre si e com todos os que não têm o necessário para viver dignamente; elas trabalham para que o projeto de Jesus se torne realidade no mundo.

    Neste capitulo do evangelho vemos em versículo anteriores Jesus dialogar com Nicodemos príncipe dos judeus ele fazia parte do conselho supremo chamado Sinédrio. Nicodemos foi ao encontro de Jesus nas escondidas da noite dizer que Jesus era um Mestre vindo de Deus. Nicodemos sabia que ninguém poderia fazer o que Jesus fazia se não estivesse com o Deus Pai todo poderoso. E Jesus diz para Nicodemos quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.

    Os versículos deste evangelho de hoje vemos Jesus dizendo a Nicodemos que ele tem que nascer do alto, nascer do alto quer dizer: buscar as coisas de Deus, crer nos ensinamentos do filho de Deus Pai, enviado para que todos tenham vida eterna. Muitas coisas sabemos distinguir, avaliar, ouvir e buscar o entendimento, como sabemos que o vento sopra, mais não sabemos de onde vem e para onde vai, ouvimos e sabemos que é o vento, e assim vai acontecer com todo aquele que nasce do Espírito, Nicodemos era mestre em Israel, não compreendes estas coisas.

    Jesus também diz a Nicodemos que ele é doutor em Israel, e ignoras estas coisas, e Jesus diz nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho e é claro que o testemunho que Jesus e os apóstolos davam vinham do alto. Moisés levantou uma serpente de bronze na ponta de um suporte. Vendo os hebreus ficavam curados de suas feridas. Assim como fala o evangelho Jesus foi pregado numa cruz e crucificado para que todos fossem salvos, por isso devemos crer que Jesus é o caminho a verdade e a vida.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs nascer do alto é colocar em prática tudo aquilo que Jesus nos ensina, é ser solidário com o outro, partilhar e ver as necessidade do outro, dando assistência e atenção a todos que vivem afastados da sociedade e renegados por aqueles que tem o poder nas mãos, fazer e praticar a justiça em pro do próximo isso é nascer do alto..

    Que Deus nos conceda a graça para que possamos conduzir a nossa cruz com paciência e obediência e que sejamos fiéis a Jesus Ressuscitado e que pela intercessão da virgem Maria possamos prosseguir firme na nossa fé e perseverança em Cristo Senhor nosso. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Não podemos esquecer que vivemos o ano da fé, lançado pelo o Papa emérito Bento XVI

    ResponderExcluir