sexta-feira, 12 de abril de 2013

Evangelho (Jo 6,1-15)

Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. O homem não vive somente de pão, mais de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4).

    Vós nos resgatastes senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s).

    A vontade de Deus é que cada um de nós tenha o alimento do corpo e que possa saciar a sua fome.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia com agradecimentos a Deus nosso Pai pela semana que está chegando ao seu final e desejando um fim de semana com paz e perseverança e que possamos realizar a vontade de Deus, acolhendo o pobre e doente de nossa comunidade dando-lhes o necessário para que tenha um sentido em sua vida.

    Reconhecer o direito dos pobres de nutrir-se do pão que sustenta a vida significa comprometer-se com as exigências do amor e trabalhar para que a proposta de Jesus se realize em escala mundial. Nunca podemos nos opor aos planos de Deus. (Liturgia diária).

    No evangelho de hoje vemos que o povo continua seguindo Jesus, vendo os sinais que Jesus operava e curava os doentes. Vemos hoje a multiplicação dos Paes e peixes que Jesus com sabedoria e obra do Pai faz diante deles. Mesmo sabendo o que fazer Jesus chama Filipe e diz: onde iremos comprar pão para que eles se alimentem? Filipe diz; Senhor nem duzentas moedas de prata dariam para dar um pedaço de pão a cada um a multidão é grande.

    Jesus disse o que fazer? Mandar todo mundo embora, para que volte à antiga sociedade, a fim de nela comprar comida para simplesmente sobreviver? Mais André o irmão de Simão Pedro, disse: Senhor está aqui um menino com cinco pães e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?

    E chega o momento de Jesus dizer como fazer: A partilha se torna em multiplicação, assim como tinha aquele menino que teve a graça de dizer que tinha trazido cinco pãezinhos e dois peixinhos que era para ele e que naquele momento podia partilhar mesmo sendo pouco, e consequentemente foi aparecendo e com isso outros que trouxeram também e tornou-se assim a multiplicação que Jesus esperava de todos e saciava a fome e ao mesmo tempo partilhava, essa sim é a graça de Deus dentro de cada um.

    O que falta em “nós” é vontade de partilhar, vemos que existem alimentos e vemos o quanto vão para o lixo, legumes, verduras, frutas, feijão, farinha, pães e outros tipos de alimentos que estão nas mãos de atravessadores, armazéns, distribuidoras de alimentos, supermercados e até em nossos lares quando jogamos no lixo aquilo que muitos queriam para matar a sua fome.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, Jesus diz para nós: vocês é que tem de dar de comer a todos os que vivem na miséria e que são excluídos de uma sociedade má que nega o direito aos mais pobres e desvalidos e sem vez. Portanto os responsáveis de governar e de comandar todo o povo faça justiça dando trabalho e condição ao pobre e verás que o próprio alimento eles vão buscar com o seu suor.

    Sabemos que Deus dá em abundância para todos. Basta que saibamos colher o dom de Deus e reparti-lo entre todos. Dá para todos ficarem satisfeitos e ainda sobrar para os que vêm depois de nós. Queridos irmãos e irmãs em Cristo, o grande milagre não é multiplicar os Pães e os peixes, mas repartir o pãozinho e o peixinho que cada um tem entre todos os outros. Que a Santíssima virgem Maria interceda por todos nós e que possamos partilhar mesmo o pouco que temos com os mais necessitados. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir