segunda-feira, 15 de abril de 2013

Evangelho (Jo 6,22-29)

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4)

    Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viraram andando sobre o mar. (João 6, 22).

    Na palavra de Deus e no pão eucarístico encontramos forças para solucionar os problemas aflitivos da comunidade e superar as adversidades da missão.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia, uma semana com saúde, paz e alegria no coração de cada um de nós e que possamos iniciarmos mais uma semana vivenciando a palavra de Deus e pedindo a ele que nos conceda a graça de buscar discernimento e sabedoria de sua palavra para podermos levar até aqueles que precisam ouvi-la.

    Jesus nos previne contra a tentação de segui-lo apenas por causa de interesses imediatos. Quem se esforça pelo “alimento de vida eterna”, que vem pela fé, preocupa-se com os que não têm pão na mesa e se motiva a partilhar com eles. (Liturgia Diária)

    Continuamos o capitulo seis de São João, onde ele narra à caminhada de Jesus e o povo em busca dele. Jesus caminha sobre as aguas os discípulos presenciaram, já a multidão não viram, mais corriam ao encontro de Jesus em outras barcas. A multidão quando encontrou Jesus e os discípulos no outro lado do mar perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? Jesus responde dizendo estão me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.

    Jesus ainda diz: esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará. Quantos usam dessa modalidade e vivem ainda praticando esse ato de injustiça e pratica daquilo que não faz ninguém crescer e sim continuar no seu comodismo.

    Neste evangelho Jesus quer dizer para nós que temos que ir a luta, além de tudo partilhar o pão decido do céu aquele que alimenta o espírito e também aquele pão de cada dia que alimenta o nosso corpo. Devemos realizar as obras de Deus acreditando que o Filho foi enviado para que todos nós tenhamos vida eterna e que sem partilha ninguém chega a lugar nenhum, quando a palavra de Deus diz que o rico não chegará ao céu, ela não está radicalizando, pois há muitos ricos que partilham e ver o próximo como pessoas humanas filhos e filhas de Deus.

    Senhor Deus tornai-nos fortes e perseverantes diante dos problemas e dificuldades, e não permitais que conflitos comunitários afastem as pessoas do caminho da fé. Nossa mãe Santíssima rogue por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Sem humildade não há teologia que sobreviva. Se sobreviver, será falsa. (Pe. Zezinho)

    Não basta admirar Deus. É preciso querer saber mais sobre ele. (Pe. Zezinho)


    ResponderExcluir