quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Evangelho (Mc 1,40-45)

Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres tens, o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres tens o poder de curar-me”. (Mc 1,40).

    Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado”. (Mc 1,41).

    O perdão se concretiza com a aceitação do coração. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, como todas as quinta feiras hoje é dia de adoração onde tiramos um tempinho para irmos a Igreja para adorar ao Senhor onde estará exposto no altar, fazer nossos agradecimentos e nossos pedidos e meditar um pouco a respeito de nossa vida e vivencia com o Cristo conforme o Evangelho de hoje que destaca que a fé do leproso e o amor de Jesus tornam realidade a Boa Nova. Com certeza Ele nos espera de braços abertos.

    Esse comentário está sendo repetido, pois dias atrás foi feito através de Lucas 5,12-16, por isso achei melhor repeti-lo para melhor entender. Compadecer-se, estender a mão e tocar é a realidade praticada por Jesus para todos nós.
    No Evangelho de hoje vemos o encontro de Jesus com o leproso e a reinvindicação do mesmo pedindo misericórdia e também a cura e Jesus com compaixão o cura e é chegado o momento e vez dos marginalizados e excluídos de uma sociedade cruel e sem coração. Esse é um caso especial de doença a lepra surgida nas pessoas. E mais naquele tempo qualquer doença de pele era considerada lepra e mais bárbaro era que as pessoas com a doença considerada lepra deveriam ficar afastada do meio da comunidade e sociedade, pois não podia contagiar o povo sadio. Esse povo doente de lepra era um marginalizado total.
    Mais vemos a misericórdia de Deus o leproso tem fé, e se dirige ao desejo de Jesus. E ai vemos o quanto Jesus preza mais a pessoa do que as leis: era proibido se aproximar e muito mais tocar um leproso. É com esse toque de amor que o leproso fica curado, com direito renovado de participar da vida e da comunhão social. Vemos que Jesus não quer publicidade daquilo que ele fez manda o leproso se apresentar ao sacerdote e que possa viver normalmente na comunidade e em seguida segue para o deserto para orar e agradecer ao Pai.
    No Evangelho vemos que o mais importante é o leproso que Jesus toca e cura. É Jesus se aproximando do povo marginalizado, excluído da sociedade, da vida e da historia, entregue à solidão, à escravidão e à morte. E tantos séculos se passaram e a lepra continua e muitos se afastando dos pobres de hoje, e entre eles principalmente os velhos, os doentes incuráveis, as prostitutas, os bêbados, os marginais, os homossexuais, todos aqueles que apontamos com o dedo, transformando-os em “bodes expiatórios” da nossa hipocrisia, de tudo aquilo que não queremos aceitar em nós mesmos.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, porque não aceitamos a realidade do dia a dia, não somos totalmente responsáveis por esses episódios, pois falta educação, saúde, segurança e uma politica publica onde todos mencionados nesse comentário tenham seus direitos e uma sociedade justa, se aceitamos tudo como querem nossos governantes jamais chegaremos a uma justiça de fato onde todos merecem. Temos que pensar neste momento Jesus nos convida a nos aproximarmos deles e os tocarmos com amor. Quem sabe descubramos que eles são nós próprios, todos nós precisamos tão desesperadamente que alguém nos toque com amor. Quem sabe um dia os leprosos nos cure da nossa lepra.... Santíssima Virgem Maria Mãe de Jesus rogue a Deus por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    O homem do Antigo Testamento vive a doença diante de Deus. É diante de Deus que ele desabafa sua queixa sobre a enfermidade, e é dele, o senhor da vida e da morte, que implora a cura. A enfermidade se torna caminho de conversão e o perdão de Deus inaugura. (CIC § 1502)

    ResponderExcluir