quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Evangelho (Mc 3,1-6)

Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração. E disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' (Mc3,3).

    E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar
    uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram. (Mc 3,4).

    Rezar não é recitar fórmulas, mas acolher inspiração. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que Deus nos conceda a graça de poder fazer sempre o bem ao meu próximo e poder viver a alegria de sermos família e conviver com harmonia e paz.

    O homem da mão paralisada. Ao encerrar esse ciclo de controvérsias, Jesus ratifica a seus adversários que os excluídos por uma falsa interpretação da lei são convidados a colocar-se no centro. Jesus poderia ter esperado o dia seguinte para executar a cura e assim evitar problemas; não obstante, a opção pela vida e pelos pobres é inadiável e é preciso assumi-la mesmo com o risco de perder a própria vida. O poder politico (herodianos) e o poder religioso (fariseu) unem-se para optar e planejar a morte de Jesus. A dureza de coração e o silencio cumplice fazem que os poderosos solucionando os conflitos mediante a violência, própria da descendência de Caim. (Prefacio da Bíblia Sagrada).

    Irmãos é proibido fazer o bem ou fazer o mal em dia de sábado? Os discípulos e fariseus contestavam Jesus a todo o momento e chegava à ponte de querer mata-lo, por quê? Porque eles eram duros de coração, egoístas, maldosos e procuravam seres os primeiros e querer ser dono da verdade. Mas encontraram pela frente um Jesus cheio da sabedoria e discernimento recebido do Pai e que buscavam seguidores e lhes davam gratuitamente aquilo que recebera de graça do Deus criador da humanidade.

    Temos que buscar descobrir os valores que devem afirmar o nosso relacionamento entre nós mesmos e ao mesmo tempo com o próprio Deus, não devemos fazer da religião obrigação de ritos numa verdadeira desorganização e que levam para caminhos desajustados e perigosos e pode até cair num certo fanatismo e que faz o homem pecar contra Deus e porque não dizer faz o homem querer está acima de Deus.

    Jesus nos mostra que é superior ao sábado e cura o enfermo quando ele estende a sua mão e com certeza com isso causa admiração para uns, conversão para outros e inveja e maldade por parte dos fariseus e doutores da Lei, muitas vezes pensamos que não acontece hoje em nosso tempo é engano nosso como existe fariseus e sábios que ainda maltrata o pequeno e que castiga a Igreja e a sua doutrina, mais uma certeza temos que seguir Jesus é um ato de fé de valor precioso e de perseverança na vida de um ser humano cristão filho de Deus. Maria Santíssima nos faz caminhar com dignidade em busca da salvação que é Cristo Senhor nosso. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e a tornar capaz de viver com Deus, agir por seu amor. Deve-se distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver a agir conforme o chamado divino, e as graças atuais que designam as intervenções, divinas, quer na origem da conversão, quer no decorrer da obra da santificação. (CIC § 2001)


    ResponderExcluir