quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Evangelho (Mc 4,1-20)

Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: (Mc 4,2).

    Escutai! O semeador saiu a semear. (Mc 4,3).

    Se nossa fé não tiver sustentação em Deus seremos fracos sempre. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo bom dia que hoje seja um dia de paz e de esperança para aqueles que são excluídos e esquecidos pela sociedade e nós possamos nos irmanar a eles e fazendo a vontade de Deus de amar com sinceridade e verdade.

    A parábola do semeador. Apesar de Jesus ser visto por seus adversários como um perigo social, a multidão o segue porque vê nele o libertador prometido. O problema é que espera um libertador nacionalista, guerreiro militar e monárquico. Jesus em compensação é um libertador universal não nacionalista, que luta a partir da consciência e não pelo caminho militar, e que baseia seu reino no amor e na justiça. A multidão quer só uma libertação exterior; Jesus propõe primeiro uma mudança interior, a partir da consciência e do coração. Não existem sociedades novas sem homens e mulheres novos. Na parábola, Jesus é o semeador, a semente é a Palavra e o terreno é o povo. (Prefacio Bíblia Sagrada).
    Hoje através da parábola do semeador Jesus nos mostra que é preciso ter um terreno bem preparado, para que ao receber a semente se renove o interior e se tome consciência da exigência da Palavra, de maneira que, quando crescer, transforme as realidades externas.

    Somos essa semente do evangelho que germina e temos a liberdade e a graça de Deus para transforma-la em semente boa, temos uma oportunidade escolher o caminho correto, somos convidados por Jesus para que sejamos solidários uns com os outros e ainda somos capazes de buscar o melhor para nós, para nossa família e para os outros, só dependemos de nós e da graça de Deus colocada em pratica no nosso dia a dia. Jesus hoje fala diretamente conosco e podemos sim assimilar o verdadeiro caminho que nos leva ao Pai que nos concede a graça da salvação.

    Pedimos a intercessão da Virgem Maria para nos conduzir na estrada de Jesus e ver com realidade as lições da vida para que cada dia nos aproximasse mais de Deus e que possamos realizar a sua vontade. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado.

    É necessário, para obter esta salvação, crer em Jesus Cristo e naquele que o enviou para a nossa salvação. “Como porem, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,6) e chegar ao consorcio dos seus filhos, ninguém jamais pode ser justificado sem ela, nem conseguir a vida eterna, se nela não permanecer até o fim (Mt 10,22; 24,13).” (CIC § 161)



    ResponderExcluir