segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Evangelho (Mc 3,22-30)

Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? (Mc 3,23).

    Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. (Mc 3,25).

    O homem causa o mal é porque desconhece a misericórdia de Deus. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia com alegria e com a certeza de que teremos uma semana cheia da graça de Deus e vivenciando a palavra de Deus e procurando colocar em pratica seus ensinamentos e mandamentos.

    No inicio de sua missão, Jesus choca-se com a incompreensão de sua família, situação que se irá superando gradualmente. Os terceiros a reagir são os doutores da lei de Jerusalém, que, recorrendo à pedagogia da calunia e da difamação, afirmam que o poder de Jesus não provém de Deus, mas sim de Belzebu ou Satanás. Através de comparações, Jesus deixa claro duas coisas: que seu poder vem de Deus e que são os doutores da lei os verdadeiros blasfemos e cumplices de Satanás. O pecado contra o Espírito não tem perdão porque significa negar o “sopro” de vida de Deus para a humanidade. (Prefacio da Bíblia Sagrada).

    O Evangelho de hoje nos mostra até a aonde chega os fariseus e doutores da Lei, o que faz a inveja e a maldade eles fazem uma comparação de Jesus com o satanás, afirmando que tudo o que Jesus faz é por Beelzebu são motivos encontrados pelos fariseus e doutores da Lei para justificar a sua perseguição para condenar Jesus.

    Não é diferente para os dias de hoje a inveja nos faz capazes de buscar motivos mais terríveis para condenar pessoas que praticam o bem. Inocentes são levados a condenação e vemos que com Jesus não foi diferente, os doutores da Lei acompanhavam e via o que Jesus praticava que era só o bem e eles não podia negar isto, porque era uma verdade realizada aos olhos de todos que o seguiam.
    Então quando vivemos e afirmamos o amor de Deus em nossa vida somos vitimas de contestação e perseguição e maltrato dentro da nossa pratica religiosa. Com Jesus não foi diferente eles buscaram logo uma justificação e disseram que tudo o que Jesus praticava era através de Beelzebu (Satanás). Todo o que crê afirma que Jesus fazia toda cura e milagre porque o Pai estava com ele e a ação era realmente divina.

    Resta-nos compreender e entender que Jesus é a nossa salvação e foi enviado pelo Pai para nos dá vida e salvação eterna. Roguemos a Virgem Maria e que ela seja nossa intercessora para chegarmos ao seu Filho Jesus Cristo. Louvado seja nosso senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.

    Jesus mesmo confirma que Deus é “o único Senhor” e que é preciso amá-lo de todo o coração, com toda a alma, com todo o espirito e com todas as forças. Ao mesmo tempo dá entender que ele mesmo é “o Senhor”, confessar que “Jesus é Senhor” é o especifico da fé cristã. Isto não contraria a fé em Deus único. Crer no Espirito Santo “que é Senhor e dá a Vida” não introduz nenhuma divisão no Deus único. (CIC § 202).


    ResponderExcluir