sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Evangelho (Mc 2,1-12)

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum.
    Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. (Mc 2,1)

    E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. (Mc 2,2)

    Rezar não é recitar fórmulas, mas acolher inspiração. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia, mais um final de semana chegando é tempo para refletirmos o que fizemos durante esta semana que está terminando, agradecendo e pedindo a Deus discernimento e sabedoria para continuar firme no projeto do reino de Deus.

    O evangelista Marcos reúne em um só bloco (2,1-3,6) cinco controvérsias com os mais fortes opositores de Jesus e das primeiras comunidades cristãs (escribas, fariseus, discípulos de João, herodianos). A boa noticia que alegra os marginalizados assusta as autoridades religiosas e politicas. Preambulo: Bíblia Sagrada.

    O Evangelho nos mostra a solidariedade e a fé de quatro amigos e um paralitico, que a todo custo procuram se aproximar de Jesus. Os amigos mostram que quando se quer nada é impossível e vão para a concretização e a busca da cura do amigo. Mais para chegar até Jesus tiveram que descobrir a parte do teto e descer com uma cama e diante de Jesus o paralitico espera de Jesus a cura e Jesus diz teus pecados está perdoada, então a graça aconteceu, mais houve quem censurasse, mais ele mostrou que curou e perdoou os pecados do paralitico, é Jesus Cristo que tem esse poder dado por Deus.

    No Tempo que Jesus caminhava ensinando e levando a palavra de Deus a todos, curando e perdoando pecados muitos não acreditavam e quando acreditava dava o seu valor e crença. Hoje caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, ficamos estarrecidos sobre o valor do perdão e reconciliação parece que o povo perdeu a fé e as crenças a respeito do perdão dos pecados levam na brincadeira e deixa de lado um valor tão maravilhoso que é o Sacramento da Reconciliação. Deus realiza em nós e nos dar a graça do perdão através dos sacramentos do perdão e da reconciliação.

    Vamos pensar melhor meditar e fazer uma reflexão a respeito do Evangelho de hoje e ver que não podemos tornar o perdão dos pecados tão comum como estamos fazendo com esse sacramento, acreditamos sim que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados. Santíssima virgem Maria rogai por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    O Símbolo dos Apóstolos correlaciona a fé no perdão dos pecados com a fé no Espírito santo, mas também com a fé na Igreja e na comunhão dos santos. Foi dando o Espírito santo aos seus apóstolos que Cristo ressuscitado lhes conferiu o seu próprio poder divino de perdoar os pecados: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados: aqueles a quem retiverdes, lhes serão retidos" . (Jo 20,22-23) (CIC § 976)


    ResponderExcluir